
As energias eólica e solar são a forma mais barata de eletricidade nova na maior parte do mundo atualmente.
Essa é a análise da BloombergNEF, que prevê um ponto de inflexão em cinco anos, quando será mais caro operar uma usina existente de carvão ou gás natural do que construir parques solares ou eólicos.
As descobertas se somam às pesquisas que mostram por que as renováveis têm se expandido na maioria dos mercados de energia. Na semana passada, a Agência Internacional de Energia disse que a energia solar começa a substituir o carvão como a forma mais barata de eletricidade.
Mas há um limite econômico para a propagação dessas fontes de energia limpa, disse o economista-chefe da BNEF, Seb Henbest, na conferência anual do grupo de pesquisa na segunda-feira, em Londres.
Haverá um ponto de saturação em cada paÃs, porque a tecnologia não reduzirá mais os custos de geração em comparação com o funcionamento das centrais de geração térmica existentes.
Essas restrições sugerem que as energias renováveis não ganharão mais que 70% ou 80% do mercado de geração de eletricidade, dependendo das condições locais.
Mesmo na Europa, que tem algumas das polÃticas mais rigorosas de incentivo à s energias renováveis e desencoraja combustÃveis fósseis, as energias eólica e solar provavelmente não ultrapassarão 80% da oferta.
Esse nÃvel de penetração "está distante em quase todos os mercados que olhamos", disse Henbest em apresentação que descreve as primeiras conclusões do New Energy Outlook, da BNEF, que deve ser publicado na Ãntegra no final deste mês. "Não vamos atingir esses limites tão cedo e, claro, podemos ultrapassá-los."
A transição para energias renováveis deve remodelar uma série de setores, especialmente o de transporte marÃtimo. Um terço das milhas de carga transportadas por navios são provenientes de combustÃveis fósseis ao redor do globo, e 70% dessa porção é petróleo, estima a BNEF.
À medida que as energias renováveis obtêm participação do mercado de petróleo, gás e carvão, as companhias de transporte marÃtimo que entregam esses combustÃveis sofrerão um impacto.
"É bem possÃvel que haja uma reformulação da demanda de transporte marÃtimo e ferroviária, o que pode significar menor consumo de energia e emissões mais baixas", disse Henbest (Money Times com Bloomberg, 19/10/20)
Fonte:
https://www.brasilagro.com.br/conteudo/solar-e-eolica-ja-sao-fontes-mais-baratas-na-maioria-dos-paises.html